terça-feira, 5 de julho de 2011

TOQUES DE CAPOEIRA E SEUS SIGNIFICADOS


Toques

Todos os toques de berimbau são executados através de 4 (quatro) tipos de batidas
 com a baqueta, assim, temos estes toques, que são os mais usados, cada um deles
 tem um significado diferente.
Angola
É o toque específico do jogo de Angola. É um toque lento, cadenciado, bem batido
 no atabaque, tem um sentido triste. É feito para o jogo de dentro, jogo baixo, perigoso,
 rente ao chão, bem devagar.
Angolinha
É uma variação pouco mais rápida do toque de Angola, serve para aumentar o ritmo
quando vai mudar o jogo.
São Bento Pequeno
É o toque para jogo solto, ligeiro, ágil, jogo de exibição técnica. Também conhecida
como Angola invertida.
São Bento Grande de Angola
É o toque mais original da capoeira Regional. É muito usado em apresentações
públicas, rodas de rua, baptizados e outros eventos e também nas rodas técnicas
das academias para testar o nível de agilidade dos alunos.
Iúna
É usado apenas para o jogo dos mestres. Neste toque, aluno é plateia, não joga
 nem bate palmas, jogam apenas os mestres e contra-mestres e algum instrutor,
 professor ou aluno graduado se, por ventura, seu mestre autorizar e lhe ceder a
 vez de jogar. No toque de Iúna não há canto.
Lamento
É o toque fúnebre da capoeira. Usado apenas em funerais de mestres.
Amazonas
É o toque festivo, usado para saudar mestres visitantes de outros lugares e seus
respectivos alunos. É usado em baptizados e encontros.
Cavalaria
É o toque de alerta máximo ao capoeirista. É usado para avisar o perigo no jogo
, a violência e a discórdia na roda. Na época da escravidão, era usada para avisar
 aos negros capoeiras da chegada do feitor e na República, quando a capoeira foi
proibida, os capoeiristas usavam a "cavalaria" para chegar da chegada da polícia
 montada, ou seja, da cavalaria.
Santa Maria
É o toque usado quando o jogador coloca a navalha no pé ou na mão. Incentiva o
 jogo mas não a violência.
Banguela
É o mais lento toque de capoeira regional, usado para acalmar os ânimos dos
jogadores quando o combate aperta.
Idalina
É um toque lento, mas de batida forte, que também é usado para o jogo de faca ou facão.
São Bento Grande de Bimba (Regional)
Como o nome já diz, é o toque de Bimba, pois é um tipo de variação diferente que
 mestre Bimba criou em cima do toque original de São Bento Grande.
Samba de Roda
É o toque original da roda de samba, geralmente feita depois da roda de capoeira,
 para descansar e descontrair o ambiente. É no Samba de Roda que o capoeira
 mostra que é bom de samba, bom de cintura e bom de olho em sua companheira.
Apanha a Laranja do Chão Tico-Tico
Nas festas de Santa Bárbara, era usado para o "torneio" que consistia no seguinte:
dois capoeristas exibiam-se tentando apanhar com a boca um lenço branco que era
 jogado no meio da roda, consagrando-se vencedor, aquele que o apanhava
 O referido toque é acompanhado da melodia do mesmo nome, que originou-se
 deu uma brincadeira de roda, muito conhecida em rodas que tem a presença de
mestres antigos que botam uma cédula no meio da roda e começam a jogar em busca dela.
Samango
Criação de Mestre Canjiquinha. É lutado de lado, tem a presença de poucos movimentos.
 Sua característica de manifestação é a chapa giratória, a chapa de lado, rasteira e voo de
 morcego.
Muzenza
Toque originário do candomblé, criado pelo Mestre Canjiquinha. Na capoeira demonstra-se
 desprezo pelo adversário.
Maculelê
É o toque usado para a "Dança do Maculelê", ou para o jogo do porrete, faca ou facão.
Barravento
Toque rápido, bonito e agradável de se ouvir, em que o solista demonstra os infindáveis
 recursos de repique que há no berimbau. O jogo é solto, muito à vontade; é uma
demonstração de alegria.
Outros toques que não foram citados são toques mais usados para florear, enfeitar o
 jogo, dar andamento à roda, geralmente são usados em eventos e festas de capoeira
 para esticar a duração do jogo quando se preparam outras atracões durante o acontecimento
da roda.
É essencial a um bom capoeira que ele domine com perfeição todos os toques que conseguir
 e que pratique o ritmo dos três berimbaus ou seja, que ele toque o Gunga tão bem
quanto o Médio e Violinha.

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